Black Friday: 3 dicas para não cair na 'Black Fraude', segundo o Procon
26/11/2025
(Foto: Reprodução) Black friday em MS
Na sexta-feira (28), a Black Friday deve movimentar o comércio em todo o país. A data é uma das maiores campanhas de promoções do ano. Para aproveitar as ofertas com segurança, o consumidor precisa ficar atento a possíveis fraudes.
O Procon Municipal de Campo Grande divulgou orientações para quem pretende fazer compras seguras durante a Black Friday:
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Pesquisa prévia: O consumidor deve usar ferramentas de comparação e acompanhar os preços dos produtos dias antes da Black Friday.
Direito de arrependimento: Em compras feitas pela internet ou telefone, o consumidor tem até sete dias para desistir sem precisar justificar. O prazo começa a contar a partir do recebimento do produto. É essencial exigir e guardar a nota fiscal, documento que garante os direitos em caso de troca ou defeito.
Trocas e defeitos: O lojista não é obrigado a trocar produtos sem defeito, salvo se houver política de troca definida. Para itens com defeito, o prazo legal é de 30 dias em bens não duráveis e 90 dias em bens duráveis.
Como comprar online com segurança
Antes de pagar por um produto na internet, confira se o site oferece métodos de pagamento protegidos e siga estas recomendações:
Crie senhas fortes e exclusivas para cada serviço.
Use cartão virtual sempre que o seu banco disponibilizar essa opção.
Verifique os dados da loja, incluindo razão social, CNPJ, endereço físico e eletrônico.
Faça prints de todas as informações da compra, como anúncios, preços, condições e dados do vendedor.
Esses cuidados ajudam a comprovar eventuais irregularidades e facilitam a abertura de reclamações no Procon ou plataformas oficiais.
Trocas: o que diz o Código de Defesa do Consumidor
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que a loja não é obrigada a fazer trocas quando o produto não apresenta defeito, mesmo que o motivo seja cor, tamanho ou preferência.
Se o estabelecimento oferecer troca voluntária, precisa deixar claro:
O prazo para solicitar a troca;
As condições exigidas, como etiqueta intacta, nota fiscal e embalagem original.
Fique atento a essas informações no momento da compra.
Direito de Arrependimento: quando é possível cancelar uma compra online
Em compras realizadas pela internet, telefone ou qualquer meio à distância, o consumidor tem direito ao arrependimento em até 7 dias a partir:
da assinatura do contrato
do recebimento do produto.
Nesses casos, o cliente pode cancelar a compra sem justificar o motivo e deve receber o reembolso total, incluindo o valor do frete.
Canal para denúncias
Consumidores que identificarem irregularidades ou se sentirem lesados podem acionar o canal 156 (opção 6) ou procurar a sede do Procon de Campo Grande, na Avenida Afonso Pena, 3128.
Centro de Campo Grande permanece cheio para as compras de fim de ano
Divulgação
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