'Quase nos matou do coração', diz tutora de cadela que viajou 300 km em motor de carro em MS
30/07/2025
(Foto: Reprodução) Cadela Xuxa volta para casa após viajar 300 km em motor de carro
A cadela Xuxa, que percorreu cerca de 300 km no motor do carro da família, entre Nova Andradina (MS) e Campo Grande (MS), voltou para casa nesta terça-feira (29) e passa bem. Veja o vídeo acima.
Sem saber que estava escondida no compartimento do motor, ela saiu de Nova Andradina (MS) seguiu viagem até a capital para levar o carro à revisão.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
O g1 conversou com a tutora, Marli Aparecida Mansano, que ainda tenta entender como a cachorrinha sobreviveu ilesa a essa aventura inusitada.
"Quase nos matou do coração, mas voltou, graças a Deus", desabafa.
Tudo começou na noite de domingo (27), durante uma forte chuva em Nova Andradina. "O vento fazia muito barulho, estourou transformadores, relampejou, e ela tem medo de barulhos altos", lembra Marli. Foi nesse momento de pânico que Xuxa, provavelmente em busca de abrigo, se escondeu no peito de aço do carro da família.
Durante a madrugada, o marido de Marli, Luiz Carlos, saiu de casa para levar o veículo até uma concessionária em Campo Grande. Antes da viagem, o casal acordou e tentou prender os dois animais de estimação da família — Xuxa e o gato Alfredo.
Sem ver a cadela, Marli acreditou que ela estivesse na casinha. “Guardei o Alfredo e fui fazer café para o meu marido. Nem imaginei que ela não estava lá.”
Por volta das 8h, veio o susto: Marli recebeu uma ligação de Luiz Carlos informando que os funcionários da concessionária encontraram um cachorro dentro do motor. Ao ver a foto enviada pelo marido, ela reconheceu na hora: era a Xuxa.
"Nessa hora me deu um piripaque. Pensei: como ela não caiu? Se caísse, não teria como saber."
"Que show da Xuxa é esse?"
A cadela, da raça terrier brasileiro com chihuahua, permaneceu escondida durante todo o trajeto e nem mesmo quando Luiz Carlos parou em um ponto da estrada ela deu qualquer sinal.
O casal acredita que, por conta da chuva, o motor do carro não aqueceu tanto, o que pode ter evitado queimaduras. "Eu fiquei muito preocupada, mas a moça da concessionária me tranquilizou. Disseram que deram um agasalho pra ela e que ela estava em segurança."
Com a ajuda de um amigo da família, Xuxa foi resgatada e levada de volta para Nova Andradina. Ao reencontrar a tutora, o clima foi de pura emoção.
"Foi um alívio. A hora que peguei ela na frente de casa, abracei a casinha e fui correndo pra dentro. Ela me lambia, ficou muito feliz."
LEIA TAMBÉM:
Cadela viaja 300 km escondida em motor de carro e é resgatada em oficina de MS
Uma dupla inseparável
Xuxa vive com a família há dez anos. Já o gato Alfredo foi adotado há cinco, e os dois formam uma dupla inseparável.
"Enquanto ficou sozinho, o Alfredo já estava ficando depressivo. Ela é a companheira dele. Dizem que cão e gato não convivem, mas aqui é diferente. Só que quem manda é ela. O território é dela."
Segundo Marli, Xuxa tem personalidade forte e Alfredo a acompanha em tudo. "Quando está muito frio, ela entra na casinha e até deixa ele dormir junto. Mas quando tá calor, ele só entra se ela deixar", brinca.
A dupla inseparável, cadela Xuxa e gato Alfredo.
Arquivo pessoal
Não é a primeira vez...
Essa não foi a primeira vez que a cadela se escondeu no motor do carro para fugir de barulhos. Marli relembra um episódio semelhante há cerca de dois anos. "Foi no ano novo. Ela ficou com muito medo dos fogos e a gente não estava em casa. A funcionária que cuida deles chegou e não encontrou ela. Quando chegou perto do carro, ouviu o barulho e encontrou a Xuxa no motor."
Apesar do susto, a tutora está aliviada e agradecida pelo final feliz. Xuxa agora está segura em casa — e, por via das dúvidas, bem longe do carro.
Cadelinha presa no peito de aço do carro.
Adriano Carneiro/Arquivo pessoal
Cadela Xuxa em casa, em Nova Andradina (MS).
Arquivo pessoal
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: