VÍDEO: 'Rei das sucuris' flagra cobra gigante camuflada e leva susto
30/07/2025
(Foto: Reprodução) Pescador flagrou sucuri camuflada no Pantanal
O pescador e influenciador Rafael Gandine, conhecido como "Rei das Sucuris", registrou um flagrante impressionante de uma cobra gigante perfeitamente camuflada na vegetação do assentamento Gleba Nova Esperança, em Jateí (MS), onde mora. Veja o vídeo acima.
Rafael é conhecido por já ter encontrado mais de 100 sucuris gigantes, muitos desses encontros gravados e compartilhados em suas redes sociais, que somam mais de 1 milhão de seguidores.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
No vídeo, a serpente aparece imóvel no meio da mata, praticamente indistinguível da vegetação ao redor. Em determinado momento, ela percebe a presença do pescador e se arrasta rapidamente, provocando um susto em Rafael.
Segundo o biólogo Henrique Abrahão Charles, as serpentes podem se camuflar ou ser miméticas. No caso das sucuris, trata-se de camuflagem.
"Quando tem a coloração do ambiente, o animal fica de certa forma 'oculto', porque tem a mesma coloração de planta ou de uma lama. Mas também podem ser miméticos, quando se parecem com algo que não é. Por exemplo, uma falsa coral, que se parece com uma coral verdadeira."
O biólogo destaca que a sucuri vista no vídeo é uma sucuri-verde, espécie que possui manchas pretas ao longo do corpo e coloração predominante esverdeada com tons amarelados.
"Esses tons são fundamentais para que elas não virem presas, pra que nenhum predador venha as devorar, e também pra que as presas dela não consigam enxergá-la. Dessa maneira, se ela tá ali naquele brejo, onde tudo tem a cor amarelada e esverdeada, ela tá muito bem camuflada, pronta pra se defender, como também pra predar", explica.
LEIA TAMBÉM:
'Rei das sucuris': pescador que levou mordida rara de cobra vira influenciador e mostra como é a vida no berço das serpentes em MS
'Rei das sucuris': dente de cobra fica preso na pele de influencer após mordida rara; VÍDEO
Mordida de sucuri: entenda como os 100 dentes de anzol da cobra gigante levam a infecções graves
"Rei das sucuris"
Rafael Gandine, de 38 anos, mora no assentamento há dez anos e vive na região desde criança. Em 2015, criou um canal no YouTube sobre pescarias e, nos últimos cinco anos, transformou a produção de conteúdo em sua principal fonte de renda.
“Eu só pesco. Criei o canal para mostrar meu dia a dia, como cozinhar na beira do rio e os avistamentos de sucuris”, conta.
Em um dos encontros, Rafael chegou a levar uma rara mordida da serpente. "A região aqui é bem preservada, com muita água e vegetação. É o habitat natural das sucuris. Pesco frequentemente, o que facilita esses encontros. Não é todo dia que vejo, mas já tive uns 100 encontros ao longo dos anos", disse ao g1.
O assentamento Gleba Nova Esperança tem pouco mais de 23 hectares de Mata Atlântica e fica a cerca de 10 km do centro de Jateí.
A área ainda está em processo de regularização pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), segundo a prefeitura. O distrito tem mais de 600 moradores.
Sucuri gigante camuflada, em assentamento de Jateí.
Rafael Gandine/Arquivo pessoal
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: